quinta-feira, 22 de novembro de 2007

LISTA DE DISCUSSÃO

O que é uma lista de discussão ?
Uma lista de discussão é um endereço de email para onde várias pessoas interessadas em um assunto mandam seus emails com suas idéias ou dúvidas e os demais participantes dão suas opiniões ou esclarecimentos sobre o assunto.
Costuma-se, ao entrar na Lista, enviar um email para a lista com os dados do novo participante. Não é um curriculum, mas o nome, a profissão e a principal razão de ter entrado na lista são sempre bem vindos.
A Lista é para ser usada. Coloque dúvidas, opiniões, peça sugestões, mas sempre sobre o tema da lista. Responda sempre que puder. Quando tiver uma opinião diferente da exposta, pode externa-la também.
As listas funcionam da seguinte maneira:

  • O interessado se inscreve na lista.
  • Opcional, mas mostra boa educação - depois de confirmada sua presença na lista é praxe o novo participante enviar um email aos demais membros se apresentando e informando os demais de sua inclusão na Lista. Neste email pode colocar sua formação, área de interesse e outros dados que queira.
  • Assim que a pessoa se inscreve passa a receber os emails que todos os demais membros enviam. Deve lê-los, deletar os que não se interessa, arquivar ou imprimir os que deseja e responder sempre que queira e que possa contribuir para o conhecimento dos demais participantes.
  • Quaisquer participantes podem a qualquer tempo colocar uma dúvida ou um tema na lista. A partir daí os que puderem contribuir vão enviar seus e-mails de resposta que também serão recebidos por todos.
  • Quando você for dar uma resposta a um participante e nesta resposta for necessário incluir um arquivo no email mande apenas para o interessado para evitar propagação de vírus pela Lista. Se você deseja saber as respostas a uma questão é sempre bom avisar quem colocou a questão no ar para que ele faça um Foward de possíveis respostas diretas que venha a receber.
  • Existem regras para um bom relacionamento dos participantes.

Você já participa de alguma? Então vamos lá!

Nenhum comentário: