quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O governo de Joinville tem atendido a muitas necessidades educacionais, temos profissionais comprometidos e as escolas de Joinville são destaques nacionais, os professores conquistaram os vinte por cento da hora atividade e como agentes participativos do processo educacional temos visto que o Governo Federal investe em educação e que temos políticas públicas eficazes, porém não suprem todas as necessidades da Escola Pública. A questão do financiamento da educação é tema relevante para todos aqueles que lutam por uma escola pública de qualidade, para a qual se faz necessário um volume significativo de recursos financeiros. O Fundo Nacional de desenvolvimento na educação tem ajudado muito nesses recursos, participamos de vários programas e cito aqui como o mais relevante é o Programa Dinheiro Direto na Escola, pois ajuda na manutenção da mesma, com subsídios que não são supridos pela administração pública. Porém não consegue beneficiar a rotina da escola. Em muitas unidades o ensino aprendizagem fica defasado em conseqüência de um elemento indispensável e primordial “o professor”.
As mudanças em relação à educação dos pais em casa, a independência da mulher, outros fatores que contribuíram para a mudança de padrão da sociedade e o acúmulo de papéis que a escola assume tem afetado a qualidade de vida do professor que se torna um agente de stresse por causa da carga de trabalho e da tensão diária torna-se comum entre profissionais que trabalham diretamente com pessoas, sofrendo desgastes físicos e emocionais. Os professores estão sempre se sentindo pressionados e sobrecarregados. Como não podem enfrentar os alunos, acabam guardando a angústia e desenvolvem doenças por causa disso. Surge então a necessidade da escola PROFESSOR SUBSTITUTO. A escola precisa se organizar para os gestores não serem pegos de surpresa e para que as ausências não comprometerem aprendizagem do aluno. Toda escola tem algumas estratégias como um arquivo com registros de aulas dos professores ou atividades que preenchem o tempo e não conseguem beneficiar o aluno com uma lacuna no conteúdo que não é preenchida!
Acredito que novas políticas públicas devem ser criadas a fim de beneficiar esse fardo que a educação carrega e afeta na qualidade da mesma.
Um programa que tenha por finalidade recursos para as escolas públicas da educação básica das redes estaduais e municipais e do Distrito Federal que possa ser beneficiado com um profissional substituto. Pensei em uma ramificação do Dinheiro Direto na Escola, mas não são todos os Estados que dão essa autonomia para a escola ou que elas possam ser autônomas por questões peculiares. Com ajuda do Governo Federal podemos criar um programa de qualidade de vida do professor, incluindo então o professor substituto, claro que não induzindo a falta e sim premiando a assiduidade e fortalecendo a qualidade da educação, pois assim terá uma continuidade do processo ensino aprendizagem. Utopia? Claro que a partir dessa questão temos que analisar os dados e estudar a situação do país e cada região conforme sua realidade. Pensando no funcionamento, o recurso poderia ser passado uma vez por ano para cada unidade escolar ou para secretaria pertinente, com tanto que fosse garantido o direito de cada unidade ter um professor substituto que ajudaria na parte administrativa caso houvesse tempo ocioso ou nos projetos escolares, administrados pelos gestores escolares.
Esse é o anseio que tenho junto aos meus colegas profissionais do ensino, acredito que fortalecerá na qualidade da educação e ajudará a não prejudicar a aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário: