quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um Líder bonzinho...

Não se pode misturar as coisas....
Gostamos de amigos, temos afinidades com alguns e suportamos outros...
Mas como fica a Gestão de um líder "bonzinho?"
Se você é líder, você se considera um líder bonzinho? Costumeiramente as pessoas se referem ao seu superior como “bonzinho” quando este se comporta como tal. Bonzinho pode denotar uma característica do indivíduo que o represente como não muito exigente.
Significa dizer que o estado permanente ou temporário de bonzinho pode não ser tão produtivo.
Vamos refletir sobre esse estado. O que acontece com um professor muito bonzinho em relação aos seus alunos? E com os pais bonzinhos em relação aos seus filhos, o que normalmente acontece?
A resposta deveria ser: dificuldade de administrar seus comportamentos na maioria das vezes.
Dependendo do quão bonzinho está sendo com os alunos, terão a aprendizagem comprometida.
A mesma coisa acontecerá com os filhos no quesito educação e disciplina. Nem toda ação que se reflete na condição de bonzinho pode ser prejudicial, afinal as exceções são fatos.
Para ambos os casos, direta ou indiretamente estou me referindo a pessoas que administram pessoas, cada qual em seu ambiente.
Em linhas gerais, Arthur Diniz um dos maiores especialistas em coaching do Brasil não entende dessa forma, eu também não. Para ele “um líder não precisa ser bonzinho o líder deve ser exigente”. Mais detalhes bem como essa colocação de Diniz podem ser encontrados no livro Líder do Futuro.
Nada de lideres carrascos, a idéia é que embora tenha momentos em que transpareça bonzinho, a exigência pela qualidade do trabalho bem como o prazo de entrega não podem ser esquecidos jamais, ou seja, o compromisso.
O que se ouve é que líderes bonzinhos são bons para os funcionários e não tão bom para as empresas. O inverso pode ser verdadeiro dependendo da empresa.
A soma do bom com o produtivo pode ser vitoriosa. Cada equipe tem seu líder, e seu comportamento pode ser moldado de acordo com as respostas dessa equipe. Equipe produtiva pode ou não carecer de uma liderança exigente.
Entre ser bonzinho ou não, primeiro avalie sua equipe. Algumas equipes se auto-administram, outras somente através de empurrões. Logo, através dessas situações poderá se definir entre ser bonzinho ou não.

Nenhum comentário: